Oceânia | Tecnologia

Facebook proíbe australianos de partilhar notícias de fontes oficiais

redes sociais; facebook

O Facebook anunciou ontem, dia 17 de fevereiro, que vai proibir os utilizadores australianos de partilhar notícias de fontes oficias. As empresas de comunicação australianas também ficam assim impedidas de partilhar os seus conteúdos nesta rede social. A medida extrema foi uma reação a uma lei do governo da Austrália que obriga a tecnológica a pagar às agências de media pela “utilização” das suas noticias.

“A proposta de lei fundamentalmente confunde a relação entre a nossa plataforma e os produtores de conteúdo que a usam para partilhar notícias. Isso deixou-nos perante uma escolha dura: tentar cumprir uma lei que ignora a realidade da nossa relação ou parar de permitir que conteúdos noticiosos circulem nos nossos serviços na Austrália. Com o coração pesado, escolhemos a última”, anunciou o diretor do Facebook para Nova Zelândia e Austrália.

O responsável refere ainda que as empresas de media ganham mais com o Facebook do que o inverso, “Para o Facebook, o ganho comercial com notícias é mínimo. Elas representam menos de 4% do conteúdo que as pessoas veem no feed. O jornalismo é importante para uma sociedade democrático e por isso nós criamos ferramentas gratuitas para ajudar as organizações de imprensa ao redor do mundo a inovarem no seu conteúdo para o público”, diz Easton.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo