Segurança | Tecnologia

FBI alerta para o vírus ‘VPNFilter’ e aconselha a reiniciar routers

O FBI alertou na segunda-feira a população mundial para que centenas de milhares de routers e servidores poderão ter sido afetados em todo o mundo por um software informático vindo da Rússia. Este vírus consegue aceder a qualquer router e bloquear o acesso à Internet, o acesso dos utilizadores ao seu telemóvel ou computador e recolhe informações dos utilizadores.

“O FBI recomenda que qualquer dono de routers em pequenas empresas ou em casa reiniciem [reboot] os aparelhos”, revela o FBI através de uma nota publicada no seu site.

As autoridades norte-americanas identificaram o vírus como sendo o VPNFilter, que assumiria o controlo dos routers para propagar ataques mundiais coordenados, além de registar toda a atividade na rede dos dispositivos conectados. O vírus pode também  anular por completo a ligação à Internet em zonas inteiras e promover ataques maciços a alvos determinados.

Segundo o El País, ainda não se conhece o alcance dessa infiltração, mas estima-se que estariam afetados mais de meio milhão de routers domésticos em todo o mundo, e, dada a configuração em rede desse tipo de ataques, é provável que esse número dispare exponencialmente a cada minuto.

Um router afetado pelo VPNFilter fica em modo adormecido à espera de receber instruções para um ataque coordenado contra um alvo determinado pelos hackers. Enquanto isso, regista toda a informação proveniente da atividade na rede (senhas também).

“Reiniciar um router pode devolvê-lo a um estado prévio ao da sua infeção, mas não o protege contra uma nova”, explica Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha, citado pelo El País. O router é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, segundo esse especialista, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo