Tecnologia

ISEG analisa comportamentos de consumo dos portugueses para avaliar impacto da pandemia de Covid-19

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) vai analisar e avaliar o real impacto económico e social da pandemia da COVID-19 tendo por base informação sobre os comportamentos de consumo em Portugal desde o aparecimento do primeiro caso.

Para isso, o ISEG acaba de estabelecer uma parceria com a SIBS, a empresa que entre outros, gere a rede multibanco em Portugal. Com esta colaboração, o ISEG reforça a sua capacidade de investigação, através de dados disponibilizados pela SIBS, sobre operações de pagamentos eletrónicos e de numerário realizadas em Portugal nas últimas semanas, e tem acesso ao histórico de meses e anos anteriores para uma análise comparativa.

Com esta parceria o ISEG prevê conseguir medir os efeitos das medidas implementadas e a implementar pelo Governo para o relançamento da economia, abordando temas como as alterações nos padrões de consumo e de investimento, digitalização dos meios de pagamento, a informalidade da economia nacional e o uso de tecnologias de informação pelos portugueses.

Num sentido mais lato, o objetivo das duas entidades é definir um Índice macroeconómico SIBS-ISEG, e contribuir para a projeção de indicadores e modelos económicos universais, como o Consumo Interno Bruto, e para apoiar a projeção de tendências e ciclos económicos

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo