Tecnologia | Vida

Kit de diagnóstico do Covid-19 criado em Portugal

Instituto de Medicina Molecular, Maria Mota

A investigadora Maria Manuela Mota do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa juntou uma equipa de voluntários do IMM e criou um kit de diagnóstico para o novo coronavírus utilizando reagentes fabricados em Portugal e que custa cerca de 30 euros a unidade.

O kit, totalmente português, segue os pressupostos da Organização Mundial de Saúde e já está acreditado pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge, o laboratório de referência para os testes de diagnóstico em Portugal. Inicialmente estão previstos cerca de 300 teste por dia. No entanto, o objetivo é chegar aos 1000 testes diários cujos resultados demoram cerca de 2 a 3 horas.

O IMM utilizou para estes testes a mesma tecnologia que é utilizada na investigação do parasita da malária e que tem duas fases, a extração e a deteção.  No kit são incluídos os reagentes necessários para se poder proceder a ambas e identificar a presença do vírus Covid-19.

Portugal tem neste momento capacidade para realizar diariamente cerca de 4000 testes de rastreio, cujos resultados permitem perceber a dinâmica de propagação do vírus para além da função principal de diagnóstico de pessoas infetadas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo