África Subsaariana | Tecnologia

Maior central solar da África Ocidental inaugurada no Burkina Faso

A cidade de Zatubi, no Burkina Faso, abriga agora a maior central solar da África Ocidental, com uma dimensão de 55 hectares e uma capacidade total prevista de 33 megawatts, que poderá servir dezenas de milhares de pessoas no país, avança o portal AfricaNews. O projeto está avaliado em quase 60 milhões de dólares, e foi financiado pela União Europeia e pela Agência de Desenvolvimento de França (AFD). O Presidente francês Emmanuel Macron, encontra-se no país africano em ocasião da inauguração da central, que deverá presenciar junto do Presidente burquinês Roch Marc Kabore.

Os registos sobre o Burkina Faso, indicam que apenas cerca de 20% dos 17 milhões de habitantes têm acesso ao sistema nacional de energia, sendo que a maioria depende de outras opções de geração de energia insustentáveis.

No continente africano, o país com a maior central solar é a África do Sul, na cidade de De Aar, localizada na região do Cabo Norte. A instalação ocupa um total de 473 hectares e foi inaugurada oficialmente em 2016. É também considerada a maior central do hemisfério sul e da região do Médio Oriente.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo