A Ford revelou que o novo modelo eléctrico, Mustang Mach-E, irá contar com um sistema inteligente de previsão de autonomia, através de dados online, para mostrar uma estimativa real da duração da bateria. A ferramenta, similar à oferecida pela Tesla, utiliza algumas variáveis para efetuar o cálculo.
O recurso à estimativa em tempo real, chamado Intelligent Range, irá calcular o alcance do Mustang elétrico com base no estilo de condução do utilizador, na previsão do tempo e nas condições de estrada. Também serão levados em conta dados de outros carros eléctricos recebidos pelo sistema online.
Segundo, Mark Poll, director da divisão de carros eléctricos da Ford, todas as variáveis assumidas influenciam a duração da bateria do Mach-E. A autonomia será atualizada ao longo do trajeto, conforme as mudanças nos dados: “Alterações no comportamento do condutor e no ambiente podem afetar o alcance, razão pela qual outros veículos elétricos costumam sofrer ajustes significativos no alcance”, comentou.
Se a bateria do Ford Mustang Mach-E acabar durante o trajeto, o proprietário poderá acionar um reboque para levá-lo até sua casa, à estação de carregamento mais próxima ou uma concessionária certificada para veículos elétricos.