“Natech”: Quando os riscos naturais e a tecnologia criam desastres

“Natech” ou desastres tecnológicos induzidos por riscos naturais, é um termo que tem vindo a ser cada vez mais adotado à medida que as alterações climáticas aumentam o número e a intensidade das tempestades e incêndios florestais.

Em agosto deste ano, 2020, uma tempestade de relâmpagos secos na Califórnia desencadeou um incêndio de grandes proporções. Depois do incêndio controlado as autoridades aconselharam os moradores da zona atingida a não usar a água potável. A razão? Foi detetada a presença de um químico, benzeno, um conhecido cancerígeno, no abastecimento de água. Este químico foi provavelmente libertado dos tubos de plástico que derreteram durante o incêndio.

É a este tipo de eventos que os cientistas chamam de “natech”. O termo originalmente aplicado a incidentes industriais, como derramamentos de produtos químicos ou de combustível que ocorrem após furacões, terremotos e outros desastres naturais expande-se agora para designar qualquer desastre decorrente de danos causados ​​por um risco natural a uma infraestrutura que depende de tecnologia.

De acordo com a comunidade científica a ocorrência de eventos “natech” está a aumentar em todo o mundo. Há cada vez mais pessoas a mudarem-se para zonas litorais ou áreas selvagens, locais vulneráveis ​​a desastres naturais, especialmente furacões e incêndios florestais. Com as alterações climáticas a aumentar o número e intensidade deste tipo de eventos, a ocorrência de desastres “natech” será também mais frequente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola foi eleita para presidir, em 2022, a presidência da Organização dos Produtores Africanos de Petróleo (APPO, sigla em inglês),…
Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula-se com a inscrição das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural…
Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

A Espanha estendeu até 29 de dezembro as restrições da entrada no país de voos de nove países da África…
Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Em Moçambique, uma mulher de 32 anos de idade está detida na 2 esquadra da Polícia da República de Moçambique(PRM)…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin