Tecnologia

Plataforma digital apoia pessoas com doença crónica

O projeto “[email protected]” criou uma plataforma digital ao nível dos cuidados de saúde primários para apoiar e monitorizar doentes crónicos durante a pandemia da COVID-19.

A plataforma digital possibilita que pessoas com doença crónica tenham teleconsultas como suplemento ou alternativa a consultas presenciais. Isto permite que médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários possam acompanhar os doentes crónicos à distância. Esta plataforma digital possui componentes “inteligentes”, como seja algoritmos que permitem um conjunto de alertas para os médicos e enfermeiros.

Teve início, esta semana, um piloto de demonstração do sistema, envolvendo vários médicos e enfermeiros em três Unidades de Saúde (USF) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, podendo vir a ser adotado por qualquer outra unidade de saúde dos cuidados primários em Portugal.

O projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia, no âmbito do Research4COVID-19, e resulta de uma colaboração entre a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e ARS Lisboa e Vale do Tejo, envolvendo ainda parceiros como o INOV INESC Inovação, na área da inovação, e uma parceria estratégica com a unidade de doenças crónicas do Hospital Universitário de Genebra, Suiça.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo