Ponte da Barca aposta em tecnologia para controlo fronteiriço

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, do distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal, desenvolveu um projeto para controlo das fronteiras terrestres que consiste na instalação de um sistema de segurança integrado, composto por videovigilância, deteção de intrusão e sistema de intervenção de voz no local ligado à Guarda Nacional Republicana (GNR).

Esta iniciativa surge no seguimento da decisão do Governo português, no início de março, de encerrar todas as fronteiras terrestres com Espanha, com a exceção de nove pontos de passagem, onde não se inclui a posto fronteiriço do concelho de Ponte da Barca. Neste posto é interdita toda a circulação, pedonal e rodoviária. Apesar desta interdição tem-se verificado a violação do encerramento desta fronteira o que contribui para o sentimento de insegurança da população e que levou a autarquia a sugerir este projeto.

Segundo Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca: “Esta medida visa reforçar a confiança da população nas medidas adotadas pelo município para combater a propagação do COVID-19 no concelho de Ponte da Barca, que até este momento conta com um caso positivo, desde o início da pandemia”.

Os custos do projeto, denominado “Fronteira Segura” e desenvolvido em parceria com uma empresa de segurança privada, são integralmente suportados pela autarquia. Neste momento está em condições de ser implementado, aguardando apenas a avaliação final por parte da GNR e validação da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Investigadores desenvolveram uma terapia injetável baseada em nanofibras que permitiu a ratos paralisados ​​com graves lesões na medula espinhal recuperassem…
EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

Um relatório sobre terrorismo publicado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) indica que a província moçambicana de Cabo Delgado…
Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de…
Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde informou que o país recebeu mais turistas vindos de Portugal entre julho…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin