Tecnologia

Portugueses participam pela primeira vez numa conferência internacional sobre microarquiteturas de computadores

Fotografia: Notícias de Coimbra/Gabriel Falcão e Pedro Duarte

Os investigadores Pedro Duarte , Gabriel Falcão e Pedro Tomás foram os responsáveis pela estreia de Portugal, através da primeira publicação portuguesa na prestigiada 50ª edição da conferência internacional sobre microarquiteturas de computadores – a MICRO. Os três investigadores, das Universidades de Coimbra e Lisboa, desenvolveram uma nova ferramenta (software) que permite analisar de forma automática um programa e gerar um processador otimizado, de modo a poder ser usado em chips reconfiguráveis do tipo Field-Programmable Gate Arrays (FPGA  sigla em inglês).

A nova tecnologia desenvolvida “permite desenvolver hardware utilizando uma abordagem próxima do desenvolvimento típico de software. Daí resultam grandes vantagens, nomeadamente ao nível do aumento da comunidade de utilizadores, que tipicamente consiste em programadores convencionais, que não possuem conhecimentos ao nível do desenho de microcircuitos para conceberem os processadores de forma manual”, explicam os investigadores.

A investigação agora publicada resulta de uma tese de mestrado, orientada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo