Foi assinado um acordo de colaboração entre o Gabinete de Resposta à Covid-19, o Ministério da Saúde e os Operadores de Telecomunicações para a atribuição de benefícios a profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dedicados ao tratamento de doentes com Covid-19.
O acordo contempla um plafond extra de 10 mil minutos de voz para redes fixas e móveis nacionais, 10 mil SMS para rede móveis nacionais e 10GB de dados associados aos tarifários que cada profissional do SNS tiver com seu operador. Estes benefícios serão válidos pelo período de 30 dias e renovados no primeiro dia de cada mês, enquanto se mantiver a pandemia.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) será a responsável por fornecer aos operadores de telecomunicações a listagem de profissionais abrangidos, mediante a inscrição destes através de um formulário a disponibilizar no portal Estamos ON.
Este acordo surge depois de o Gabinete de Resposta Digital ao Covid-19, coordenado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, ter solicitado o apoio dos operadores de telecomunicações para encontrar soluções urgentes, que salvaguardem os consumos de comunicações eletrónicas por parte dos profissionais de saúde do SNS.
A iniciativa pretende assim dar resposta a uma necessidade dos profissionais de saúde que, diariamente, estão na linha da frente a superar as consequências causadas pelo novo coronavírus, nomeadamente através do recurso à telesaúde.