Programa Centro 2020 lança concursos de 11 milhões para produção e inovação

O programa Centro 2020 lançou hoje dois concursos que disponibilizam 11 milhões de euros para apoiar empresas e instituições científicas e tecnológicas.

Segundo o comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) “estes concursos, que mobilizam 11 milhões de euros do programa Centro 2020, através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pretendem financiar projetos que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde”.

Um dos concursos, com uma dotação de sete milhões de euros, visa “a concretização de projetos que permitam fazer face ao aumento exponencial da necessidade de determinados produtos e serviços”, por causa da pandemia de Covid-19. Neste âmbito são considerados produtos essenciais os “medicamentos e tratamentos relevantes, incluindo vacinas, seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas”, além de “dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar”.

O outro concurso lançado, com uma dotação de quatro milhões de euros, para atividades de investigação e desenvolvimento “tem como objetivo mobilizar recursos científicos e técnicos para a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou melhorias significativas nos que já existem”, refere a CCDRC.

Estão ainda abrangidas “a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e otimização necessária ao desenvolvimento de produtos relevantes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin