O programa Centro 2020 lançou hoje dois concursos que disponibilizam 11 milhões de euros para apoiar empresas e instituições científicas e tecnológicas.
Segundo o comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) “estes concursos, que mobilizam 11 milhões de euros do programa Centro 2020, através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pretendem financiar projetos que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde”.
Um dos concursos, com uma dotação de sete milhões de euros, visa “a concretização de projetos que permitam fazer face ao aumento exponencial da necessidade de determinados produtos e serviços”, por causa da pandemia de Covid-19. Neste âmbito são considerados produtos essenciais os “medicamentos e tratamentos relevantes, incluindo vacinas, seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas”, além de “dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar”.
O outro concurso lançado, com uma dotação de quatro milhões de euros, para atividades de investigação e desenvolvimento “tem como objetivo mobilizar recursos científicos e técnicos para a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou melhorias significativas nos que já existem”, refere a CCDRC.
Estão ainda abrangidas “a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e otimização necessária ao desenvolvimento de produtos relevantes”.