Projeto europeu liderado pela UC ajuda a democratizar a construção modular híbrida

Equipa Projeto

Um consórcio europeu de universidades e empresas, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma solução inovadora que permite popularizar os sistemas de construção modular híbrida, um tipo de construção versátil que oferece o melhor de dois mundos – é uma construção rápida e económica, segura e amiga do ambiente.

Além da Universidade de Coimbra, participam no projeto “INNO3DJOINTS – Innovative 3D Joints for Robust and Economic Hybrid Tubular Construction”, que está em fase de conclusão, a Universidade Técnica de Delft (Holanda) e a Universidade de Nápoles “Federico II” (Itália) e quatro empresas – as portuguesas Ferpinta e Fametal, a francesa CTICM e a espanhola Condesa.

Especificamente, os cientistas, liderados pelo catedrático Luís Simões da Silva, do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram uma tipologia de ligação híbrida completamente nova, assente em vigas de treliça de aço leve ligadas a colunas tubulares por meio das designadas juntas plug-and-play, que funciona por encaixe, facilitando a montagem e desmontagem da estrutura de edifícios modulares.

Embora a ligação desenvolvida no âmbito do projeto tenha sido direcionada para um sistema de construção modular eficiente com 4-6 andares, «pode perfeitamente ser aplicada em qualquer tipo de edifício e mesmo na reabilitação de edifícios existentes», sublinha Luís Simões da Silva.

«Estruturas híbridas são sistemas eficientes, práticos e económicos que podem ser adotados com sucesso para edifícios modulares. A solução criada no âmbito do projeto permite, sem dúvida, uma construção rápida de qualidade e económica», conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo recebe viaturas doadas pela China

Timor-Leste: Governo recebe viaturas doadas pela China

O Governo chinês, através da sua embaixada em Timor-Leste, entregou oficialmente dois autocarros ao Governo timorense numa cerimónia realizada no…
Moçambique: Quatro partidos ainda esperam fundos para campanha eleitoral

Moçambique: Quatro partidos ainda esperam fundos para campanha eleitoral

A vogal da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique na província de Inhambane, Alice Banze, declarou que quatro partidos…
Revista de Imprensa Lusófona de 17 de setembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 17 de setembro de 2024

Na Guiné-Bissau o “Líder do parlamento e do PAIGC regressa ao país após sete meses no exterior”, refere a “ANG”.…
Cabo Verde: Novo ano escolar começa em meio a conflitos e turbulência no Sistema Educativo afirma Manuel Brito

Cabo Verde: Novo ano escolar começa em meio a conflitos e turbulência no Sistema Educativo afirma Manuel Brito

O início do ano letivo de 2024/2025 está envolto em turbulência, com problemas que vão desde a falta de manuais…