Equipa Projeto

Projeto europeu liderado pela UC ajuda a democratizar a construção modular híbrida

Um consórcio europeu de universidades e empresas, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma solução inovadora que permite popularizar os sistemas de construção modular híbrida, um tipo de construção versátil que oferece o melhor de dois mundos – é uma construção rápida e económica, segura e amiga do ambiente.

Além da Universidade de Coimbra, participam no projeto “INNO3DJOINTS – Innovative 3D Joints for Robust and Economic Hybrid Tubular Construction”, que está em fase de conclusão, a Universidade Técnica de Delft (Holanda) e a Universidade de Nápoles “Federico II” (Itália) e quatro empresas – as portuguesas Ferpinta e Fametal, a francesa CTICM e a espanhola Condesa.

Especificamente, os cientistas, liderados pelo catedrático Luís Simões da Silva, do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram uma tipologia de ligação híbrida completamente nova, assente em vigas de treliça de aço leve ligadas a colunas tubulares por meio das designadas juntas plug-and-play, que funciona por encaixe, facilitando a montagem e desmontagem da estrutura de edifícios modulares.

Embora a ligação desenvolvida no âmbito do projeto tenha sido direcionada para um sistema de construção modular eficiente com 4-6 andares, «pode perfeitamente ser aplicada em qualquer tipo de edifício e mesmo na reabilitação de edifícios existentes», sublinha Luís Simões da Silva.

«Estruturas híbridas são sistemas eficientes, práticos e económicos que podem ser adotados com sucesso para edifícios modulares. A solução criada no âmbito do projeto permite, sem dúvida, uma construção rápida de qualidade e económica», conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Instituto Nacional de Saúde anuncia fim da terceira vaga da Covid-19

Moçambique: Instituto Nacional de Saúde anuncia fim da terceira vaga da Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde (INS)de Moçambique anunciou, esta semana, o fim da terceira vaga da COVID-19 no país, a…
Guiné Equatorial: FMI alerta para corrupção e reformas

Guiné Equatorial: FMI alerta para corrupção e reformas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou a Guiné Equatorial de que deve combater a corrupção e avançar mais rapidamente com…
Moçambique: PRM diz que refugiados podem voltar a Quissanga

Moçambique: PRM diz que refugiados podem voltar a Quissanga

O Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, informou nesta quinta-feira, 16 de setembro, que a…
Angola: João Lourenço dialogou com José Eduardo dos Santos

Angola: João Lourenço dialogou com José Eduardo dos Santos

O Presidente angolano, João Lourenço, e o seu antecessor, José Eduardo dos Santos, mantiveram nesta quinta-feira, 16 de setembro, uma…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin