Uganda: Primeiro autocarro solar de África

O primeiro autocarro movido a energia solar solar é feito por ugandeses, e é o primeiro em África e já foi mostrado ao público.

O Kayoola é o protótipo do autocarro elétrico da Kiira Motors e foi mostrado num estádio na capital do Uganda, Kampala.

Uma das suas duas baterias podem ser carregadas por painéis solares no telhado que aumenta 80 quilómetros o alcance do veículo. Os fabricantes esperam atrair parceiros para ajudar a produzir o autocarro para o mercado de massa.

O executivo-chefe da Kiira Motors, Paul Isaac Musasizi,  disse à BBC News que estava feliz com a reação positiva ao test drive.

As pessoas têm estado animadas com a ideia de o Uganda produzir um protótipo e Musasizi disse que espera que a criação do veículo gira mais emprego, prevendo que até 2018, mais de 7000 pessoas podem ser, direta e indiretamente, empregadas na produção do Kayoola. Mas o apoio de empresas internacionais, que fazem partes do veículo, é essencial para que o projeto tenha sucesso.

Espera-se que em 2039, a empresa seja capaz de fabricar todas as peças e montar o veículo em Uganda.

O autocarro com 35 lugares destina-se a áreas urbanas por causa das restrições de distância que pode percorrer. A produção em massa pode fazer com que o autocarro custe 52000€, o que Musasizi considera um preço competitivo.

A Kiira Motors cresceu a partir de um projeto na Universidade Makerere de Uganda, que é acionista da empresa, e também tem beneficiado de financiamento do governo.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Governo fortalece cerco à criminalidade

Cabo Verde: Governo fortalece cerco à criminalidade

A Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou na especialidade, por proposta do Governo, as novas alterações ao diploma que aperta…
África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…