O primeiro autocarro movido a energia solar solar é feito por ugandeses, e é o primeiro em África e já foi mostrado ao público.
O Kayoola é o protótipo do autocarro elétrico da Kiira Motors e foi mostrado num estádio na capital do Uganda, Kampala.
Uma das suas duas baterias podem ser carregadas por painéis solares no telhado que aumenta 80 quilómetros o alcance do veículo. Os fabricantes esperam atrair parceiros para ajudar a produzir o autocarro para o mercado de massa.
O executivo-chefe da Kiira Motors, Paul Isaac Musasizi, disse à BBC News que estava feliz com a reação positiva ao test drive.
As pessoas têm estado animadas com a ideia de o Uganda produzir um protótipo e Musasizi disse que espera que a criação do veículo gira mais emprego, prevendo que até 2018, mais de 7000 pessoas podem ser, direta e indiretamente, empregadas na produção do Kayoola. Mas o apoio de empresas internacionais, que fazem partes do veículo, é essencial para que o projeto tenha sucesso.
Espera-se que em 2039, a empresa seja capaz de fabricar todas as peças e montar o veículo em Uganda.
O autocarro com 35 lugares destina-se a áreas urbanas por causa das restrições de distância que pode percorrer. A produção em massa pode fazer com que o autocarro custe 52000€, o que Musasizi considera um preço competitivo.
A Kiira Motors cresceu a partir de um projeto na Universidade Makerere de Uganda, que é acionista da empresa, e também tem beneficiado de financiamento do governo.