O H2 renovável seria um combustível de aviação mais barato do que o hidrogénio azul ou e-querosene para viagens até 3.400 km, de acordo com um novo estudo da organização sem fins lucrativos americana, Conselho Internacional de Transporte Limpo, ICCT.
O estudo descobriu que uma aeronave turbofan LH 2, semelhante em design ao Airbus A320, poderia transportar 165 passageiros até 3.400 km, enquanto um avião turboélice menor poderia levar 70 passageiros até 1.400 km. Juntas, essas duas aeronaves poderiam atender a todos os voos de curto a médio alcance, que representam cerca de um terço de todo o tráfego aéreo de passageiros.
A Airbus é a única fabricante de aviões de grande escala que busca ativamente o desenvolvimento de aeronaves movidas a hidrogénio, revelando três novos designs de aviões H 2 em 2020.