Tecnologia

Volkswagen constrói primeira fábrica de reciclagem de baterias

Os carros elétricos não têm emissões, mas isso é apenas uma parte da pegada ambiental, o destino a dar às baterias é agora uma das preocupações dos principais construtores de veículos elétricos. A Volkswagen é pioneira neste campo e abriu a primeira fábrica de reciclagem de baterias em Salzgitter onde espera transformar 90% das baterias em matéria-prima.

Este novo processo de reciclagem de bateria, denominado LithoRec, foi desenvolvido em 2009-2011 em conjunto com a Universidade Técnica (TU) de Braunschweig. Inicialmente, as baterias serão testadas para garantir que não servem para nada. Se a bateria ainda tiver algum tipo de capacidade útil de energia, pode ser usada noutros dispositivos, como estações de carregamento móveis ou algum tipo de solução de armazenamento de energia.

Se por outro lado, as baterias estão gastas então são desmontadas. Nesta fase do processo de LithoRec, as carcaças de alumínio, fios de cobre e algum plástico podem ser recuperados e colocados de volta nas linhas de produção. De seguida, as baterias são esmagadas num ambiente controlado. Devido a um eletrólito líquido, a massa resultante é húmida e por isso necessita de ser seca. No final, o resultado é um pó preto, que contém grafite, além de lítio, manganês, cobalto e níquel.

Estes metais são então separados e enviados para serem usados em novas baterias para veículos elétricos. A utilização destes materiais reciclados economiza mais de uma tonelada de CO2 por veículo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo