Notícia | Tecnologia | Vida

Uma cadeira de rodas acessível a todos

Janna Deeble, um designer inglês que cresceu no Quénia e viu de perto a realidade do país, desenvolveu a Safari Seat, um modelo de cadeira de rodas todo-o-terreno, para servir as pessoas incapacitadas que não têm qualquer acesso à mobilidade, nomeadamente nos países em desenvolvimento.

Esta cadeira tem vários fatores que a diferenciam de uma cadeira de rodas comum: é construída com partes de uma bicicleta, a eficiência biomecânica dá estabilidade nos terrenos mais acidentados, e o manual de instruções para a sua construção é universal, construído através de diagramas, ultrapassando assim qualquer barreira de linguagem. É por isso muito fácil de construir e de reparar. Este manual de instruções universal permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo possa construir esta cadeira de rodas na sua comunidade.

Na África Oriental, 1 em cada 200 pessoas incapacitadas não tem qualquer acesso a mobilidade. Assim, Janna pretende que a Safari Seat confira mobilidade e independência, permitindo que as pessoas com mobilidade reduzida possam finalmente ter acesso e um papel determinante na comunidade onde se inserem e no seu dia-a-dia.

O projeto está atualmente a ser financiado através da plataforma de crowdfunding Kickstarter. O objetivo mais próximo é alcançar os 30.000 dólares de financiamento para que com eles consigam construir e testar os últimos protótipos da cadeira, desenvolver o manual de instruções universal e produzir as primeiras 50 cadeiras numa oficina local situada no Quénia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo