Vida

UNICEF desafia fabricantes e lança inovação para ajudar crianças em situações de emergência

UNICEF

A UNICEF anuncia hoje, no Dia Mundial da Educação, o lançamento de uma nova geração de tendas multiusos inovadoras que vão ser instrumentais no apoio humanitário a crianças afectadas pelo conflito e desastres em todo o mundo.

As novas tendas de alto desempenho, agora com melhorias significativas, incluem novas características com o objectivo de responder às necessidades das crianças em situações de emergência – por exemplo o acesso contínuo à educação, o abrigo de condições climatéricas extremas, entre outras – e resultam de um processo de criação realizado em conjunto fabricantes.

As tendas humanitárias multiusos proporcionam espaços seguros para as crianças que estão a fugir de zonas de conflito ou desastres naturais. As tendas podem ser utilizadas como escolas, instalações de saúde e nutrição, pontos de distribuição e espaços amigos das crianças.

Entre 2013 e 2018, a UNICEF adquiriu em média 4.650 tendas multiusos por ano com um custo médio anual de 6,6 milhões de dólares americanos. Estas tendas prestaram serviços de apoio a milhões de crianças afectadas por situações de emergência todos os anos.

“As actuais tendas humanitárias serviram durante muitos anos, no entanto, as alterações climáticas e novos contextos de emergência requeriam melhorias,” afirma Etleva Kadilli, Directora da Divisão de Aprovisionamento da UNICEF em Copenhaga. “Havia muitos desafios quando as tendas estavam expostas a condições climáticas extremas como por exemplo, o colapso por causa de ventos fortes e chuva ou temperaturas interiores extremas, onde estava muito calor ou muito frio. ”

“Inicialmente, para dar resposta a este problema, procurámos uma solução no mercado, mas não tendo conseguido encontrar uma solução ideal, falámos com parceiros do sector com o objectivo de iniciar um processo de pesquisa e desenvolvimento para lançar um novo produto mais adequado às necessidades actuais”, disse Kadilli.

A UNICEF criou uma lista de requisitos e um perfil ideal do produto que partilhou com os parceiros do sector. A descrição indicava mais de 1000 requisitos, incluindo a resistência a condições climáticas extremas, a melhoria da temperatura interna, o acesso à energia, uma área mais espaçosa, e maior facilidade na instalação e no transporte.

Os fabricantes juntaram-se à UNICEF numa atitude competitiva e interactiva para desenvolver protótipos, testados em laboratórios, com ventos ao nível de um furacão e temperaturas abaixo de zero de forma a testar a durabilidade, o desempenho térmico e a ventilação das tendas.

A UNICEF levou os protótipos e os fabricantes para o terreno, para que estes pudessem avaliar in loco a resistência das tendas em situações de emergência e em diferentes climas: o Uganda para testar condições quentes e secas, as Filipinas para condições chuvosas e húmidas e o Afeganistão para condições de frio extremo.

O produto final – A Tenda de Alto Desempenho da UNICEF – inclui um conjunto de melhorias, como por exemplo:
– Um novo sistema de âncora para manter a tenda bem protegida em diferentes tipos de solo e em condições climáticas extremas;
– Um design de paredes rectas para proporcionar 20% mais espaço útil e, consequentemente, volume total;
– Um sistema de janelas com três camadas (rede de mosquitos, lençol transparente e cobertura completa) para uma melhor iluminação, ventilação e protecção; e
– Uma rede de cortinas embutida para assegurar temperaturas adequadas dentro da tenda.

Para além disso, as tendas são versáteis de forma a dar resposta a outras necessidades, dependendo das condições climáticas, através de:
– Um kit solar e um kit eléctrico (através de geradores) para garantir iluminação e segurança à noite;
– Um forro de inverno para os climas mais frios;
– Um piso mais resistente para proporcionar um espaço mais limpo e seguro contra sujidade e lama;
– Um revestimento interno para criar um ambiente mais acolhedor e adequado para as crianças.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo