O autódromo do Estoril será o principal cenário para a realização da 5o. Encontro Nacional de Limpeza Urbana, no período de 12 a 14 de dezembro, para discussão sobre destinação e o aproveitamento dos resíduos sólidos pela humanidade. Conferências, exposição de produtos e demonstrações de soluções para o lixo serão apresentados no evento.
O ambientalista e engenheiro civil Walter Plácido Teixeira Júnior, com formação e pós graduado em ciências ambientais pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, é um dos organizadores. Ocupou cargos públicos de destaque no Governo Federal brasileiro e no Estado do Rio de Janeiro tendo sido responsável pela elaboração do plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos quando atuou como Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente.
Atualmente é diretor da empresa de soluções tecnológicas em purificação de águas e tratamento de efluentes – AST Ambiente www.ast-ambiente.com.br e presidente da empresa de inteligência estratégica e consultoria corporativa LAVORO Solutions www.lavoro-solutions.com. De passagem por Portugal Walter Plácido concedeu entrevista ao e-Global – Notícias em Português, oportunidade em que ofereceu sua visão da questão ambiental e, especificamente, acerca dos resíduos sólidos nas cidades.
Qual o principal desafio atualmente para a compensação do lixo existente no planeta?
O principal desafio hoje para compensar o volume de lixo gerado pela nossa sociedade é a redução do consumo e a adoção de campanhas de sensibilização, consciencialização e educação ambiental, sem sombra de dúvidas. Porém a nível mundial e sobretudo nos países mais pobres ou em desenvolvimento também deverão ser instaladas infraestruturas operacionais adotando boas práticas de engenharia e erradicado definitivamente os milhares de lixões a céu aberto ainda em operação.
Quais as principais soluções existentes para a redução do efeito estufa na atmosfera?
As principais soluções para combater o efeito estufa deverão estar voltadas para a diminuição drástica do consumo de combustíveis fósseis, com isso reduzindo sensivelmente o aquecimento global. A eliminação universalizada dos “lixões e vazadouros” também contribuirá com a redução da emissão de metano, um dos gases que provocam o efeito estufa
Como os governos deveriam agir para limitar a produção de lixo e a consequente poluição ambiental?
Para limitar a produção de lixo somente com a redução do consumo já que os resíduos que todos nós geramos são diretamente proporcionais ao que consumimos de uma maneira geral. Não vejo iniciativas na limitação do consumo em termos globais, pelo contrário, basta observar a imensa indústria de propaganda que diuturnamente nos incentiva a consumir qualquer coisa a todo tempo. O que é possível ser feito e de forma simplificada, é a indústria e o comercio, envolvidos diretamente na sociedade de consumo, assumirem de uma vez por todas a responsabilidade alargada do produtor (já adotada em todos os países europeus), fazendo com que o setor produtivo assuma empresarialmente a sua responsabilidade pós consumo, financiando e gerindo a logística reversa, a gestão de fluxos específicos de resíduos e a reciclagem
Quais as principais experiências de sucesso existente no mundo? E no Brasil?
As principais experiências existentes no mundo são justamente a que estão ligadas ao consumo consciente, às boas práticas de logística reversa e gestão de fluxos, a adoção de soluções integradas e regionalizadas, além da aplicação de tecnologias seguras e ambientalmente favoráveis no tratamento, valorização e na disposição final dos resíduos que geramos todos os dias.
Como Portugal e Brasil poderiam contribuir (se já não contribuem!) para o intercâmbio de experiências positivas nesta área?
O Brasil está caminhando nesta direção, apesar de ainda muito timidamente. Portugal e Brasil possuem fortes laços em termos de intercâmbio de experiências no setor do saneamento ambiental e da gestão de resíduos sólidos, umas das iniciativas mais consistentes e exitosas é a realização de forma regular há cerca de dez anos do evento *Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal* promovido pela empresa de consultoria corporativa LAVORO Solutions que em dezembro completará sua décima sexta edição, além de participação no 5o. Encontro Nacional de Limpeza Urbana, no Estoril..
Carlos Vasconcelos – Correspondente