Profissionais lusófonos decidem aderir à certificação internacional promovida pela APG

A Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) vai realizar, a partir do dia 3 de março, a segunda edição da Certificação “Manager Happiness”. Esta iniciativa, que terá duração de quatro meses com formação em ambiente virtual, tem como objetivo auxiliar os profissionais a adquirem competências para gerirem processos de “Felicidade Corporativa” nas suas empresas e organizações.

Segundo os seus organizadores, a referida Certificação conta já com participantes inscritos oriundos de países como Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné. As inscrições acontecem através do site www.apg.pt. Dúvidas e informações podem ser tratadas pelo e-mail: happymanager@apg.pt

Para saber mais sobre a importância desta Certificação e sobre o corpo docente, conversamos com Pedro Ramos, presidente da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. Este especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas defendeu também a necessidade de se implementarem nas organizações linhas de ação específicas para envolver os profissionais.

Quais os objetivos da Certificação?

Qualificar e certificar “Happiness Managers” nas empresas. Profissionais que, mediante a aquisição de um conjunto de “ferramentas” práticas e fundamentos teóricos, consigam implementar dinâmicas e gerir processos de Felicidade Corporativa nas suas empresas e organizações.

Após os quatro meses de curso on-line, que competência serão adquiridas?

Competências práticas de gestão dos processos da felicidade organizacional, saber conceber e construir modelos, implementar práticas, gerir processos e monitorizar e avaliar as práticas conducentes à gestão da Felicidade na sua empresa de forma “soft” e “hard”. Sobretudo, vai ser capaz de, medindo e avaliando um conjunto de fatores internos e externos, potenciar os mecanismos necessários ao incremento da felicidade organizacional e relacionar estas práticas com as melhorias de produtividade e resultados do negócio.

Qual a opinião da APG sobre a importância desta iniciativa?

É de extrema importância! Para a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) as Pessoas são o melhor das empresas e organizações. As Pessoas, os colaboradores, são hoje o fator determinante no sucesso dos negócios e na ligação cada vez mais relacional entre empresa e clientes. Assim, na formação do Gestor de Pessoas, existe cada vez mais uma multiplicidade de novas e renovadas linhas de ação que envolvem novas formas de envolver as pessoas, de fazer acontecer… Esse é um dos papeis da APG no mundo corporativo. Por isso, juntamente com a Happiness Works, anualmente avaliamos as “Empresas mais Felizes”, através de um ranking e, este ano, pela primeira vez, vamos premiar o “melhor” Happiness Manager, exatamente para promover e surfar esta “onda” da necessidade de relacionar Felicidade e melhoria do envolvimento e produtividade nas empresas.

Fale um pouco sobre os oradores, palestrantes. Qual o critério para a escolha dos especialistas?

Esta Certificação online (para poder ser efetuada pelos vários profissionais dos países de língua portuguesa dos vários Continentes) é composta por vários módulos e por vários momentos de partilha, reflexão e estruturação de modelos. Os formadores e palestrantes são os maiores especialistas nacionais e internacionais nas suas áreas de intervenção (que vão desde os temas de “Psicologia Positiva” até às estratégias de implementação de um plano de intervenção, passando pela análise das “Happy Skills”, entre outros. Assim, académicos com intervenções práticas, CEOs de empresas que já pratica e usam modelos de Felicidade Corporativa e Especialistas e Consultores de design e implementação de planos de Felicidade Corporativa estarão ao dispor dos alunos para lhe proporcionar as melhores ideias e práticas mais atuais nesta matéria.

O que diria para quem ainda não está decidido a fazer o curso?

Diria que “tem de se despachar”… A primeira edição está a finalizar em enorme sucesso. Temos já vários pedidos de inscrição nesta segunda edição, inclusive vários dos colegas e parceiros dos atuais alunos da primeira edição. Apesar de on-line, as inscrições são limitadas para podermos fornecer o MELHOR produto de sempre aos nossos formandos. Despachem-se, mesmo! Vamos ter alunos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, da Guiné e de Portugal… Até de Timor-Leste já recebemos pedidos de informação…

Que outras ações a APG pensa realizar este ano?

A APG tem um vasto plano de formação nas várias áreas de intervenção da Gestão de Pessoas. As ações e sua calendarização podem ser consultadas no nosso site www.apg.pt e nas nossas redes sociais (já somos milhares a seguir as redes sociais da APG em especial do LinkedIn). Para além do plano de formação “normal”, vamos ter, este ano ainda, grandes e novas surpresas, sobretudo em matéria de duas novas Certificações! Fique atento pois o segredo ainda irá ser revelado brevemente…

Ígor Lopes

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Deputado da UNITA considera que OGE 2023 agride dignidade humana

Angola: Deputado da UNITA considera que OGE 2023 agride dignidade humana

O deputado Domingos Palanga, da UNITA, considera que a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 está aquém…
Moçambique: Administradora de Machanga apela à EDM a expansão da rede elétrica

Moçambique: Administradora de Machanga apela à EDM a expansão da rede elétrica

No quadro das visitas às Instituições Públicas, a Administradora de Machanga, Natália Fernando Chivambo, esteve na terça-feira, 17 de janeiro,…
Ucrânia: Zelensky diz que o país vai reclamar a Crimeia

Ucrânia: Zelensky diz que o país vai reclamar a Crimeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu que o país vai recuperar a Crimeia. A afirmação foi feita durante a…
Moçambique: Três moçambicanos condenados a penas de 25 e 33 anos na África do Sul

Moçambique: Três moçambicanos condenados a penas de 25 e 33 anos na África do Sul

O Tribunal Regional de Skukuza, província de Mpumalanga, na África do Sul, condenou recentemente três homens moçambicanos a penas de…