Sahel | Segurança

França anuncia ter neutralizado importante líder jihadista no Sahel

Durante um périplo a países do Sahel, a ministra da Defesa francesa Florence Parly anunciou que militares da operação Barkhane neutralizaram o marroquino Abou Abderahman al Maghrebi, alias Ali Maychou, apontado como um dos principais lideres e chefe religioso do Grupo de Apoio aos Islão e aos Muçulmanos (conhecido pelo acrónimo JNIM) chefiado pelo tuaregue maliano Iyad ag Ghali.

Abou Abderahman al Maghrebi terá sido abatido no Mali na noite de 8 a 9 de Outubro numa operação conjunta das forças francesas e malianas que contaram com “um apoio” americano, precisou Florence Parly que adiantou que o jihadista eliminado era “o segundo terrorista mais procurado no Sahel, inclusivamente pelos americanos”.

O anúncio da ministra da Defesa francesa surge poucos dias depois da morte do soldado francês, Ronan Pointeau, vítima de um engenho explosivo artesanal. A organização terrorista Estado islâmico no Grande Saara (EIGS) reivindicou a operação assim como o ataque a uma base militar em Indelimane, no norte do Mali junto à fronteira com o Níger, onde morreram 49 soldados malianos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo