Ciência | Geopolítica

Tráfego de navios diminuiu durante os primeiros meses da pandemia

Os movimentos de navios nos oceanos de todo mundo caíram na primeira metade de 2020 com a entrada em vigor das restrições por causa da pandemia de covid-19, mostra um novo estudo.

Os investigadores usaram um sistema de rastreamento de embarcações por satélite para comparar o tráfego de navios e barcos de janeiro a junho de 2020 com o mesmo período de 2019.

O estudo, liderado pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e envolvendo o Sistema de Observação e Previsão Costeira das Ilhas Baleares e o Instituto Mediterrâneo de Estudos Avançados (ambos na Espanha), encontrou movimentos reduzidos nas águas de mais de 70 por cento dos países.

As quedas globais atingiram o pico em abril de 2020, mas em junho – conforme as restrições da Covid foram atenuadas em muitos países – os movimentos de navios começaram a aumentar.

Brendan Godley, que lidera o grupo de pesquisa Exeter Marine, acrescentou: “Os efeitos dos navios e barcos – do ruído e poluição, à pesca e colisões com animais – têm um grande impacto nos ecossistemas marinhos em todo o mundo. Quantificar as mudanças nas atividades humanas no mar abre caminho para pesquisar os impactos da Covid-19 na economia azul e na saúde do oceano.”

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo