Moçambique: 2ª Edição da Conferência “Crescendo Azul”

O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, dirigiu ontem, 18 de Novembro, na cidade de Vilanculo, Província de Inhambane, a cerimónia de abertura da 2ª Edição da Conferência “Crescendo Azul”, que decorreu sob o lema “Investir na Saúde do Oceano, é Investir no Futuro do Planeta”, igualmente procedeu ao lançamento do Plano de Ordenamento do Espaço Marinho Nacional.

Trata-se de um evento de dois dias que junta proeminentes figuras mundiais, sendo de destacar o Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta, como Convidado de Honra, políticos, diplomatas, empresários, académicos e estudiosos das várias áreas transversais ligadas ao mar, tendo como finalidade discutir a Governação Sustentável do Mar e o desenvolvimento da Economia Azul.

A Conferência “Crescendo Azul” compreenderá debates temáticos divididos em Sessões Plenárias e eventos paralelos, que constituem o suporte principal para aquilo que se pretende atingir com a realização deste fórum internacional.

No evento, o Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque encabeça uma delegação de administradores que participam nos dois dias  na 2ª edição da Conferência Crescendo Azul. Trata-se de administradores de distritos costeiros desta parcela do País.

A decorrer em formato híbrido, o CRESCENDO AZUL é uma plataforma de diálogo nacional e internacional sobre os assuntos do mar e oceanos, com destaque para o desenvolvimento da economia.

Durante os dois dias deste importante evento, a delegação da Província de Maputo participará em diversificadas reuniões de discussão sobre como os distritos devem explorar as melhores práticas e colocar as mais evoluídas tecnologias ao serviço do sector ambiental.

Aurelio Sambo – correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…
Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

O Conselho de Ministros «aprovou a despesa de 220 milhões de euros para aquisição de meios aéreos para combate a…