O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, dirigiu ontem, 18 de Novembro, na cidade de Vilanculo, Província de Inhambane, a cerimónia de abertura da 2ª Edição da Conferência “Crescendo Azul”, que decorreu sob o lema “Investir na Saúde do Oceano, é Investir no Futuro do Planeta”, igualmente procedeu ao lançamento do Plano de Ordenamento do Espaço Marinho Nacional.
Trata-se de um evento de dois dias que junta proeminentes figuras mundiais, sendo de destacar o Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta, como Convidado de Honra, políticos, diplomatas, empresários, académicos e estudiosos das várias áreas transversais ligadas ao mar, tendo como finalidade discutir a Governação Sustentável do Mar e o desenvolvimento da Economia Azul.
A Conferência “Crescendo Azul” compreenderá debates temáticos divididos em Sessões Plenárias e eventos paralelos, que constituem o suporte principal para aquilo que se pretende atingir com a realização deste fórum internacional.
No evento, o Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque encabeça uma delegação de administradores que participam nos dois dias na 2ª edição da Conferência Crescendo Azul. Trata-se de administradores de distritos costeiros desta parcela do País.
A decorrer em formato híbrido, o CRESCENDO AZUL é uma plataforma de diálogo nacional e internacional sobre os assuntos do mar e oceanos, com destaque para o desenvolvimento da economia.
Durante os dois dias deste importante evento, a delegação da Província de Maputo participará em diversificadas reuniões de discussão sobre como os distritos devem explorar as melhores práticas e colocar as mais evoluídas tecnologias ao serviço do sector ambiental.
Aurelio Sambo – correspondente