Acordo de mobilidade na CPLP permite desvinculação dos Estados

O embaixador de Cabo Verde em Lisboa, Eurico Monteiro, declarou nesta quinta-feira, 20 de maio, que o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prevê a possibilidade de os Estados-membros poderem desvincular-se do acordo se assim o pretenderem. 

“É evidente que os Estados-membros, tal como podem vincular-se a este projeto [de mobilidade] em Luanda [na cimeira de chefes de Estado e de Governo], ou mais tarde, por via da adesão, também podem desvincular-se a todo o tempo das regras ali estabelecidas”, disse. 

Recorde-se que é Cabo Verde que ocupa, atualmente, a presidência rotativa da CPLP. O diplomata que representa o arquipélago africano participou no terceiro encontro do Fórum da Sociedade Civil da CPLP, que decorre até esta sexta-feira, dia 21, em Cabo Verde e por videoconferência. 

“É o princípio da liberdade da desvinculação”, frisou, tendo sublinhado ainda na sua intervenção a importância da segurança documental para o avanço da livre circulação de pessoas na comunidade lusófona. 

Enquanto representante da presidência cabo-verdiana em Lisboa, Eurico Monteiro conduziu muitas das negociações do acordo de mobilidade, aprovado em Conselho de Ministros extraordinário da CPLP em março, mas cujo texto final só ficou concluído a 18 de maio, depois da última reunião da comissão técnica para a mobilidade. 

A proposta para a mobilidade tem agora de ser aprovada na próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a decorrer em Luanda em 16 e 17 de julho. Depois, o acordo deverá ser ratificado por cada um dos Estados, para que entre então em vigor nas respetivas ordens jurídicas internas.

One Comment

  1. Telma José Afonso

    Vai se realizar mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Investigadores encontram ligação entre herpes e doenças neurodegenerativas

Investigadores encontram ligação entre herpes e doenças neurodegenerativas

Num estudo “pioneiro”, os investigadores descobriram uma potencial conexão direta entre doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, esclerose lateral…
Cabo Verde: Sede do Ministério do Turismo passa a ser no Sal

Cabo Verde: Sede do Ministério do Turismo passa a ser no Sal

A sede do Ministério do Turismo e dos Transportes de Cabo Verde vai mudar-se, até ao final de 2021, da…
Universidade Católica assinala Dia Internacional do Microrganismo com debate

Universidade Católica assinala Dia Internacional do Microrganismo com debate

​Os micróbios estão um pouco por toda a parte. Metade das células do nosso corpo são na realidade células provenientes…
Angola e Portugal assinam memorando para setor dos transportes

Angola e Portugal assinam memorando para setor dos transportes

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas de Abreu, testemunhou nesta terça-feira, 14 de setembro, em Lisboa, a assinatura…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin