Angola

Angola: João Lourenço “exonera” Isabel dos Santos

O presidente angolano, João Lourenço, alterou decisões tomadas pelo ex-presidente José Eduardo dos Santos no que diz respeito à concessão de contratos e projectos no valor estimado de 21 mil milhões de dólares, contratos e projectos esses entregues a Isabel dos Santos, filha do ex-presidente angolano.  

João Lourenço declarou, no mês passado, aquando da sua deslocação a França, que: “Eu não mexi em filhos do ex-Presidente, mexi em cidadãos angolanos. São cidadãos angolanos, estão sujeitos, tanto como os outros, às mesmas regras. Nesses oito meses não foram exoneradas apenas duas pessoas”.  

Entre os projectos e contratos revogados por João Lourenço encontra-se a coordenação do Plano Director Geral Metropolitano de Luanda, a “nova” capital de Angola, projecto previsto para 15 anos, e elaborado pela empresa Urbinveste de Isabel dos Santos. 

Um outro projecto revogado por João Lourenço, em finais de junho, e que tem vindo a causar polémica em Angola é o  projecto de construção e concessão do porto da Barra do Dande, projecto com a duração de 30 anos. Este projecto foi entregue à empresa Atlantic Ventures, associada à empresa Isabel dos Santos.  

Isabel dos Santos já veio contestar publicamente esta decisão do presidente angolano.  

Na segunda semana de julho do corrente, João Lourenço excluiu 2 empresas do consórcio encarregue da construção da barragem de Caculo Cabaça, no rio Kwanza. Segundo o “Maka Angola”, a empresa CGGC & Niara Holding Limitada é uma empresa de direito angolano, fundada a 23 de maio de 2013, “com sede no endereço de uma das residências privadas de Isabel dos Santos”.  

Refira-se que João Lourenço exonerou, a 10 de janeiro último, a administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), presidida por José Filomeno dos Santos, filho do ex-presidente angolano, sendo substituído por Carlos Alberto Lopes. 

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. João Maria Amaral

    21/07/2018 at 0:32

    Eu Acho Que Esse Burro não Sabe o Que Anda A Fazer,Até Há Data Está Tudo Na Mesma, Aonde Está Os posto De Trabalho PROMETIDOS Tenho Dito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo