A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número de mortes de viação nas estradas do país. De janeiro a outubro deste ano foram registadas mais de 2.000 vítimas mortais e mais de 12.000 feridos.
Para resolver este problema, a também líder da comissão nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito defendeu que deve ser realizado mais trabalho para a redução de acidentais mortais até 2030, indica a “RFI”.
A dirigente considera assustador o número de mortes, tendo lamentado as estatísticas. Angola comprometeu-se a alcançar a meta definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“São números muito preocupantes e demostram que precisamos fazer mais e melhor para reduzirmos significativamente os acidentes nas estradas, prevenindo em pelo menos 50% o número de vítimas mortais até 2030, para também estarmos em consonância com a meta definida pela Organização Mundial da Saúde”, declarou Esperança da Costa.
Acidentes de viação são a segunda causa de morte no país. Em primeiro está a malária.