Angola

Angola: Angela Merkel inicia périplo com vista ao estreitamento de relações

(C) Direitos Reservados

A Chanceler alemã Angela Merkel chegará a Angola na sexta-feira próxima onde tem encontro marcado com o Presidente João Lourenço. Em cima da mesa estarão os assuntos económicos e parcerias geoestratégicas.

Angola já manifestou o interesse em estreitar laços económicos com a Alemanha, que vê com bom olhos o combate à corrupção feito pelo governo de João Lourenço. Depois de vários anos de afastamento, ambos os países parecem querer reforçar relações comerciais e estratégicas, a começar pela área da Defesa e cooperação militar, com a compra de barcos-patrulha por parte de Angola.

João Lourenço esteve em Berlim em 2018 com a intenção de aprofundar de relações bilaterais em diversas áreas como os transportes, economia e cultura, considerando de máxima importância que se estreitem as ligações entre os países.

Volvidos dois anos, a Chanceler alemã volta a Angola tecendo elogios ao desempenho governativo sob a tutela do Presidente João Lourenço, que se vem esforçando para mostrar uma maior transparência das instituições, ganhando o reconhecimento da comunidade internacional e com isso captando investimento estrangeiro.

São já várias as empresas alemãs sediadas em Angola, principalmente associadas a projetos de instalações industriais, mas também cada vez mais ligadas às áreas de comunicação e tecnologia.

À margem deste encontro, a ONG alemã Pão para o mundo, nas palavras de Petra Aschoff, responsável do programa África Lusófana, reitera que desta vez não devem ser cometidos os mesmos erros do passado, afiançando, que os investimentos alemães devem “beneficiar o povo e não as elites como aconteceu anteriormente”.

No seguimento do escândalo “Luanda Leaks”, a imprensa alemã revelou que Isabel dos Santos, filha do antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ter-se-á apropriado de fundos alemães investidos no país.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo