O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Angola apreendeu 161 alegadas pedras de diamante no município do Cuango, província da Lunda-Norte. A informação foi avançada pelo chefe de Departamento de Estudos, Informação e Análise do SIC da Lunda-Norte, sub-inspetor Veríssimo Pandamar.
De acordo com Pandamar, os referidos diamantes, ainda por avaliar, foram encontrados na posse de um cidadão gambiano de 39 anos de idade. Os especialistas do SIC encontraram as supostas “jóias” camufladas num aparelho de ar condicionado.
Esse aparelho estava instalado no interior de uma casa de compra e venda ilegal de diamantes que tinha sido encerrada no ano passado, no âmbito da ‘Operação Transparência’.
Também segundo a mesma fonte, as pedras, cuja originalidade deve ser confirmada em laboratório, vão ser, nos próximos dias, entregues à Comissão de Arrolamento de Meios Apreendidos do Posto Comando Avançado da ‘Operação Transparência’, sediada em Malanje, a título de fiel depositário.
O cidadão gambiano, que está a ser acusado do crime de posse e tráfico ilícito de diamantes, já foi constituído arguido pelo Ministério Público. A pena aplicada foi a medida de coação pessoal de prisão preventiva.