O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA aprovou nesta quinta-feira, 28 de outubro, o XIII Congresso Ordinário do partido. Segundo o comunicado final da reunião, divulgado pela “Angop”, o evento irá decorrer de 02 a 04 de dezembro.
Nesse conclave, que decorrerá sob o lema “XIII Congresso – Unidade e cidadania para a alternância”, irá ser eleito o novo líder da maior formação política na oposição em Angola.
Recorde-se que Adalberto Costa Júnior foi tirado da liderança após o Tribunal Constitucional ter decidido anular o XIII Congresso Ordinário realizado em 2019, do qual o político saiu eleito. Nessa sequência, Isaías Samakuva, antecessor de Costa Júnior, voltou a ocupar o cargo de dirigente da UNITA, onde ficará até ser nomeado um novo presidente.
O Comité Permanente da Comissão Política aprovou no mesmo encontro, e por consenso, a composição da comissão geral, estrutura máxima da comissão organizadora do congresso, bem como o cronograma de atividades a serem realizadas antes do conclave.