Angola

Angola: Archer Mangueira afasta funcionários envolvidos em fraudes no PIIM

Archer Mangueira

O governador do Namibe, Archer Mangueira, decidiu suspender nesta terça-feira, 25 de agosto, vários funcionários públicos da administração municipal da Bibala. A decisão deve-se a um alegado envolvimento em fraudes, por parte dos indivíduos suspensos, na implementação de projetos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em curso na localidade angolana.

O também ex-ministro das Finanças referiu no despacho que, em consequência das irregularidades, foi instaurado um inquérito na Procuradoria-Geral da República. Os envolvidos estão suspensos “enquanto decorrer o processo-crime”, informou ainda.

No documento é mencionado que a suspensão dos implicados visa “evitar a sonegação de outros meios de prova indispensáveis para o apuramento da verdade material” e não perturbar a instrução preparatória.

O despacho serviu igualmente para suspender o administrador municipal adjunto da Bibala para a área económica e financeira, Damacho João Chipengue de Carvalho. O mesmo aconteceu com o administrador adjunto da Bibala para o setor técnico e infraestrutura, Victorino Sapalo.

Foram também suspensos por fraudes o diretor municipal do gabinete jurídico e contencioso administrativo, Aguinaldo Constantino Marques, e o chefe da secretaria da administração da Bibala, Abílio Sapenha. Na mesma condição estão o diretor municipal do Gabinete de Estudo e Planeamento e Estatística, António Nheio, o diretor municipal da Educação, Cavelipa Tchipa, o da Saúde, Joaquim Catengue, e do Urbanismo, Habitação e Ambiente, Joaquim Alberto Tchiweyengue.

A lista termina com a suspensão do diretor de fiscalização, Wassuca Mundianguila, e do assessor do administrador para os serviços técnicos, Bartolomeu César. No município da Bibala estão inscritos 11 projetos do PIIM ligados aos setores da saúde, educação, saneamento básico e águas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo