Angola assina acordo com a Alemanha para financiamento de infra-estruturas e importações no valor de 500 milhões de dólares

(C) Direitos Reservados

Archer Mangueira, ministro das Finanças angolano, e Thomas Rybicki, vice-presidente para a Área de Financiamento às Exportações do  Commerzbank alemão assinaram ontem, em Berlim, um acordo no valor de 500 milhões de dólares para financiamento de infra-estruturas e importação de equipamento de origem alemã.  

Este acordo foi assinado no âmbito da visita oficial de João Lourenço à Alemanha.  

Os dois países prevêem que o financiamento público “puxe” pelo investimento privado no país.  

Refira-se que ontem João Lourenço declarou, em conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, que Angola tem “necessidade de atrair investimento privado alemão para praticamente todos os domínios da economia”, com enfoque no domínio da defesa.  

Nesse sentido, João Lourenço acrescentou que: “Estamos a convidar os investidores alemães a trabalhar com o Estado de Angola na protecção da nossa costa, com o fornecimento de embarcações de guerra, tal como de outros meios eléctricos, para podermos controlar melhor esta vasta fronteira marítima que é uma parte do golfo da Guiné, uma parte que é cobiçada pelos piratas, pelos terroristas como forma de atingir os nossos países, de atingir as nossas populações, as nossas economias”. 

Angela Merkel disse que “não existe desenvolvimento sem segurança, nem segurança sem desenvolvimento”, mencionando que a Alemanha tem “disponibilidade em cooperar” caso as empresas tenham interesse nisso.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

Angola coloca sustentabilidade em risco se usar reservas internacionais

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, partilhou que o país pode colocar…
Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

Guiné-Bissau: DSP exige a verdade sobre tiroteios e pagamentos de empresários

O líder da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira (DSP), quer que seja esclarecida “toda a verdade em relação…
Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

Cabo Verde recebe 300 milhões de euros do FSA para projetos

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgisa Vaz, anunciou que o Fundo de Solidariedade Africano (FSA)…
Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

Timor-Leste: FMI prevê abrandamento do crescimento para 1,5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que o crescimento económico em Timor-Leste deverá abrandar para 1,5% em 2023. A informação…