Angola: Biden anuncia financiamento para energias limpas no país

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a implantação de sistemas de produção de energia fotovoltaica em Angola. Tratam-se de projetos avaliados em dois mil milhões de dólares, que serão financiados pelos EUA. 

O anúncio foi feito neste domingo, 26 de junho, em Elmau, na Alemanha. Biden encontra-se na Europa para a cimeira do G7, que teve início no referido dia e irá terminar na terça-feira, 28. 

Essa será uma parceria entre duas empresas dos EUA e as autoridades angolanas. Biden realçou que a iniciativa irá ajudar a criar novas oportunidades de negócios para a tecnologia e novos empregos em Angola e em toda África, além de os EUA terem também como meta apoiar investimentos em energias renováveis, no âmbito do comprometimento com o desenvolvimento sustentável. 

 Segundo a “Angop”, o megaprojeto fotovoltaico e de baterias em Angola tem como objetivo 370 megawatts (MWp) em sete centrais, estando sob responsabilidade da empresa norte-americana Sun Africa, especializada em energia. 

A central de produção de Biópio, o maior dos sete projetos, terá uma capacidade de produção prevista de 188 megawatts e será “o maior projeto solar individual da África Subsaariana”. Será usado equipamento das empresas Hitachi-ABB, Hanwha Q-Cells e NEXTracker. 

Cinco dos projetos que integram o megaprojeto vão estar ligados à rede energética principal e os restantes dois estarão ligados a áreas rurais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Europa: Von der Leyen quer ver Putin na cimeira do G20

Europa: Von der Leyen quer ver Putin na cimeira do G20

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que é a favor da participação dos países ocidentais na…
Revista de Imprensa Lusófona de 27 de junho de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de junho de 2022

No Brasil “O Globo” destaca que “Ações no STF [Supremo Tribunal Federal] contra políticos diminuíram 80% após mudanças no foro…
Portugal fica para trás nas exportações para Angola

Portugal fica para trás nas exportações para Angola

O Boletim das Estatísticas de Comércio Externo, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indica que Portugal foi ultrapassado pela…
Timor-Leste: Mulheres queixam-se de tráfico humano e escravatura no Dubai

Timor-Leste: Mulheres queixam-se de tráfico humano e escravatura no Dubai

Sete jovens mulheres timorenses queixam-se de ser vítimas de tráfico humano e de trabalho forçado no Dubai, cidade dos Emirados…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin