Angola

Angola: BNA gastou 80% do ‘plafond’ para apoiar empresas

Banco Nacional de Angola

O Banco Nacional de Angola (BNA) já usou quase 80 mil milhões de kwanzas (122 milhões de euros) na compra de títulos de dívida pública aos bancos angolanos. Esta é uma tentativa de injetar liquidez nas empresas que se encontram em dificuldade por causa da Covid-19.

“O Banco Nacional de Angola procedeu, até ao dia 03 de julho do ano em curso, a 123 operações de compra de Obrigações do Tesouro na plataforma de negociação da BODIVA, referente a compra de títulos a 72 empresas, tendo desembolsado um total de 79,3 mil milhões de kwanzas”, pode ler-se numa nota disponibilizada pelo site do BNA.

As operações, efetuadas junto de 13 bancos, foram lideradas pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI) e pelo Banco de Fomento Angola (BFA), com 15 e 14 empresas, respetivamente. Tal representa a maioria das operações, com uma quantia de 41,9 mil milhões de kwanzas.

Do total de 100 mil milhões de kwanzas aprovados no âmbito desta linha de liquidez, que tem como objetivo possibilitar recursos de tesouraria às empresas, sobram apenas pouco mais de 20 mil milhões de kwanzas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo