O Banco Nacional de Angola (BNA) quer criar, ainda neste ano, serviços de transferência monetária por telemóvel. O objetivo é diminuir a quantidade de pessoas nos bancos comerciais e multicaixas (ATM).
Segundo o administrador da instituição para as Delegações Regionais, Tavares Cristóvão, o serviço em questão, que se encontra em fase de estudo, vai contar com a participação das empresas de telefonia móvel, sendo estas a Unitel e a Movicel.
Sem especificar a funcionalidade técnica do serviço, referiu que a implementação do sistema, feita para efetuar movimentos monetários em qualquer região do país, acabará com o fluxo de pessoas nas dependências bancárias. Assim, prosseguiu, tal irá contribuir para a melhoria da prestação de serviços das instituições comerciais.
Por sua vez, o novo diretor regional do BNA, Francisco Canvula Manuel, que substituiu José Baptista no cargo, afirmou que vai dar continuidade dos projetos traçados pela sua instituição. Estes consistem em melhorar a qualidade e circulação das notas, principalmente as de menor valor facial, e reforçar o vínculo com os bancos comerciais.