O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou assim de 20% para 19,5%, de acordo com o governador da instituição reguladora, José de Lima Massano.
Também houve uma diminuição na Taxa de Facilidade Permanente de Liquidez, tendo passado de 23% para 21 %.
Massano partilhou com a imprensa que se tratam de decisões tomadas na 107.ª edição da reunião ordinária do Comité de Política Monetária, que decidiu manter inalterada a taxa de juro da facilidade permanente da absorção de liquidez, fixada em 15%.
Segundo explicou, a redução da taxa de juro base foi impulsionada pelo controlo da liquidez, da apreciação do kwanza, tendo em conta as principais moedas estrangeiras, e do aumento da oferta de bens essenciais de amplo consumo nacional.
“O BNA entendeu estarem reunidas as condições para a redução da taxa de juro diretora (base), tendo levado em conta, além do ambiente interno, o contexto e os riscos externos, dada a exposição da economia angolana ao setor petrolífero e ao peso dos bens alimentares importados na base da oferta do mercado interno”, concluiu.