O Banco Nacional de Angola (BNA) reportou, de janeiro de 2019 a setembro de 2021, um total de 162 reclamações de clientes sobre fraudes. O número foi avançado pela subdiretora do Departamento de Conduta Financeira, Zélia António.
A fonte apresentou os dados durante uma videoconferência da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), de abertura à Semana Mundial do Investidor. O evento começou na segunda-feira, 04 de outubro, e termina neste sábado, dia 09.
De acordo com os referidos dados, só neste ano de 2021, que se encontra a menos de três meses de terminar, já foram registadas 71 operações reclamadas. Quanto a 2020, teve 52, e 2019, com 39, completando assim estes anos a estatística de fraudes em registo.
Zélia António informou igualmente que, entre os meios mais utilizados para tentativas de fraudes, 53 ocorreram através de cartões de débito (multicaixas), 27 por depósitos a ordem e 19 nos ATM (terminais de multicaixas) e TPA (Terminais de Pagamentos Automáticos).