O Bureau Político (BP) do MPLA aprovou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o afastamento de Welwitschia José dos Santos, conhecida por “Tchizé dos Santos” e por ser uma das filhas do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, do Comité Central do partido no poder, conforme a proposta da Comissão de Disciplina e Auditoria.
No comunicado final da 4.ª Reunião Ordinária da formação política é ainda anunciada a suspensão da visada por um período de dois anos da situação de militante do MPLA, “por violação dos princípios básicos dos estatutos e do código de ética partidária”.
A reunião, que foi orientada pelo líder da formação política, João Lourenço, serviu também para analisar, entre outros documentos, a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, congratulando-se com as medidas de políticas previstas que apontam para a inversão da trajetória da recessão económica.
Para os membros do BP, o orçamento para o próximo ano indica igualmente “a consolidação fiscal e o reforço do sector produtivo não petrolífero, bem como a redução da dívida pública, a melhoria dos serviços de saúde e educação e de outras necessidades sociais”.
Outro dos vários temas abordados durante o encontro foi a vida interna da organização política, como a aprovação da agenda e do programa de trabalho da segunda sessão ordinária do Comité Central, agendada para o dia 29 deste mês, em Luanda.