O líder da CASA-CE, Manuel Fernandes, defendeu que deve existir um ambiente harmonioso e de cordialidade entre as forças políticas de Angola. O objetivo é haver paz e equilíbrio em época de eleições gerais, que estão previstas para 2022.
O dirigente salientou a importância de o povo angolano poder evoluir e celebrar as próximas eleições num verdadeiro ambiente de festa.
Fernandes fez referência à aprovação, pela Assembleia Nacional, das leis eleitorais, o que inclui, entre outros documentos, as leis do Registo Eleitoral Oficioso e Orgânica das Eleições Gerais. Os diplomas, aprovados a 01 de setembro, clarificam matérias de natureza eleitoral sobre o voto, incluindo na diáspora, e a capacidade eleitoral ativa.
De acordo com o político, a CASA-CE defende que os resultados eleitorais devem ser escrutinados a nível municipal e provincial, e não apenas no centro de escrutínio nacional. No entanto, essa vontade colide com a legislação em vigor no país sobre este assunto, já que a lei estabelece que o escrutínio é feito no centro nacional.