Angola: CASA-CE vai levar necessidade de médicos no Cunene ao Parlamento

A vice-presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, Cesinanda Narciso, informou que o seu partido vai apresentar nas próximas plenárias do Parlamento a necessidade de admissão de novos médicos para o Hospital Geral de Ondjiva, o maior da província do Cunene, com o objetivo de pressionar o Governo para tomar esta decisão.

A referida unidade hospital dispõe, atualmente, de 37 médicos, sendo este número considerado insuficiente para atender, diariamente, entre 600 e 700 cidadãos nos serviços do banco de urgência e consultas externas, medicina, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, estomatologia e bloco operatório.

A dirigente disse à imprensa, no final de uma visita efetuada ao Hospital Geral de Ondjiva, que considera ser a obrigação e a missão dos deputados levar as necessidades e preocupações da população às plenárias da Assembleia Nacional, de forma a ajudar o Executivo na resolução dos problemas dos cidadãos.

“A insuficiência de médicos pode colocar em risco um atendimento de qualidade aos cidadãos. É uma situação preocupante e que deve ser revista com urgência, em prol da melhoria da assistência sanitária da população”, defendeu.

A CASA-CE tem realizado, desde o dia 22 deste mês, um programa de visita de trabalho de cinco dias à província do Cunene, no âmbito da problemática da seca. A coligação ofereceu 12 toneladas de bens alimentares para distribuir pelas vítimas da seca.

Segundo o diretor do Hospital Geral de Ondjiva a unidade sanitária precisa de 35 médicos de várias especialidades para reforço do corpo clínico, constituído por 37 médicos e 270 enfermeiros. Mendes Esteves afirmou que a situação já foi apresentada ao Gabinete da Saúde no Cunene e que já há garantias para este ano em relação ao enquadramento de cinco novos médicos.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique corre risco de não ter combustíveis na quadra festiva

Moçambique corre risco de não ter combustíveis na quadra festiva

Operadores enviaram uma carta ao ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias, alertaram para o risco de não…
Cabo Verde: MpD tem Convenção marcada para maio de 2023

Cabo Verde: MpD tem Convenção marcada para maio de 2023

A Direção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD) marcou a Convenção Nacional do partido para os dias 26, 27…
Angola e EAU analisam relações bilaterais

Angola e EAU analisam relações bilaterais

Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) aproveitaram as celebrações do 51.º Dia Nacional dos EAU, realizadas em Luanda, para…
Afeganistão: Realizada primeira execução pública desde regresso dos talibãs

Afeganistão: Realizada primeira execução pública desde regresso dos talibãs

Os talibãs voltaram à prática de execuções públicas, tendo executado nesta quarta-feira, 07 de dezembro, um afegão condenado por homicídio.…