Angola: CASA-CE vai levar necessidade de médicos no Cunene ao Parlamento

A vice-presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, Cesinanda Narciso, informou que o seu partido vai apresentar nas próximas plenárias do Parlamento a necessidade de admissão de novos médicos para o Hospital Geral de Ondjiva, o maior da província do Cunene, com o objetivo de pressionar o Governo para tomar esta decisão.

A referida unidade hospital dispõe, atualmente, de 37 médicos, sendo este número considerado insuficiente para atender, diariamente, entre 600 e 700 cidadãos nos serviços do banco de urgência e consultas externas, medicina, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, estomatologia e bloco operatório.

A dirigente disse à imprensa, no final de uma visita efetuada ao Hospital Geral de Ondjiva, que considera ser a obrigação e a missão dos deputados levar as necessidades e preocupações da população às plenárias da Assembleia Nacional, de forma a ajudar o Executivo na resolução dos problemas dos cidadãos.

“A insuficiência de médicos pode colocar em risco um atendimento de qualidade aos cidadãos. É uma situação preocupante e que deve ser revista com urgência, em prol da melhoria da assistência sanitária da população”, defendeu.

A CASA-CE tem realizado, desde o dia 22 deste mês, um programa de visita de trabalho de cinco dias à província do Cunene, no âmbito da problemática da seca. A coligação ofereceu 12 toneladas de bens alimentares para distribuir pelas vítimas da seca.

Segundo o diretor do Hospital Geral de Ondjiva a unidade sanitária precisa de 35 médicos de várias especialidades para reforço do corpo clínico, constituído por 37 médicos e 270 enfermeiros. Mendes Esteves afirmou que a situação já foi apresentada ao Gabinete da Saúde no Cunene e que já há garantias para este ano em relação ao enquadramento de cinco novos médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

STP: Força Armada contesta decisão do Ministério Público

STP: Força Armada contesta decisão do Ministério Público

As Forças Armadas São-tomenses, através de um comunicado tornado público na passada sexta-feira, informaram que os militares se mostraram contra…
Moçambique recebe Presidente do Conselho Global para a Tolerância e Paz

Moçambique recebe Presidente do Conselho Global para a Tolerância e Paz

O Presidente do Conselho Global para a Tolerância e Paz, Ahmed Jarwan, está em Moçambique a realizar uma visita oficial de…
STP: Governo de Patrice Trovoada quer diminuir isolamento com a Ilha do Príncipe

STP: Governo de Patrice Trovoada quer diminuir isolamento com a Ilha do Príncipe

O Governo liderado pelo Primeiro-Ministro Patrice Trovoada, adotou medidas que ajudam a “diminuir” o duplo isolamento e melhorar as condições…
Programa “Mais Habitação” não deve preocupar emigrantes, afirma deputado Paulo Pisco

Programa “Mais Habitação” não deve preocupar emigrantes, afirma deputado Paulo Pisco

Paulo Pisco, deputado eleito pelo Círculo da Europa, disse em nota que “repudia a tentativa de instrumentalização dos portugueses residentes…