O Colégio Presidencial da CASA-CE decidiu “cortar” qualquer relação com o Bloco Democrático (BD). Recorde-se que o BD integrava a coligação antes de ter decidido juntar-se à Frente Patriótica Unida (FPU), também constituída pela UNITA e pelo PRA-JA Servir Angola.
Trata-se de uma ação adotada a partir da primeira reunião ordinária do Colégio Presidencial da CASA-CE. Nessa ocasião, os membros do organismo permanente de direção da Coligação debateram questões “fraturantes” referentes à vida interna da organização política.
No comunicado divulgado após o encontro, e citado pelo “Portal de Angola”, pode ler-se que a CASA-CE “aceitou o pedido de retirada do Bloco Democrático da CASA-CE, não de forma parcial como pretende, mas de forma total, no sentido de permitir que ambas as forças políticas preparem com o máximo de liberdade e autonomia a sua participação nas próximas eleições gerais”.
A coligação reafirmou a sua participação nas próximas eleições gerais, previstas para agosto, enquanto coligação de partidos políticos registada pelo Tribunal Constitucional.