Angola: Chefes de Estado africanos unem-se para consolidar a paz

Os chefes de Estado de Angola, João Lourenço, da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do Ruanda, Paul Kagame, e do Uganda, Yoweri Museveni, reuniram-se na cidade de Gatuna-Katuna, na fronteira entre os dois últimos países, para o terceiro encontro dos quatro Presidentes, que foi realizado neste domingo, 02 de fevereiro, em Luanda. 

A reunião foi marcada na terceira Cimeira Quadripartida, durante a qual ficou decidido que Ruanda e Uganda devem trocar de prisioneiros, no âmbito do processo de pacificação entre os dois países, cuja mediação é dos Presidentes João Lourenço e Félix Antoine Tshisekedi. 

De acordo com o comunicado final da Cimeira de Luanda, os prisioneiros abrangidos estão devidamente identificados e constantes de listas trocadas pelas partes. No documento, lido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, é referido que a Cimeira decidiu que as partes se abstenham de todos os fatores que possam criar a perceção de apoio, financiamento, treinamento e infiltração de forças desestabilizadoras no território do país vizinho. 

O Ruanda e o Uganda devem, igualmente, continuar a proteger e respeitar os direitos humanos dos cidadãos nacionais de parte a parte. A Cimeira defende a continuação das atividades da Comissão Ad-Hoc, como mecanismo de acompanhamento da implementação do processo. 

Yoweri Museveni e Paul Kagame comprometeram-se, perante os homólogos de Angola e da RDC, a dar passos subsequentes para a paz, a estabilidade, a boa vizinhança e o restabelecimento da confiança entre os dois países, cujos diferendos já duram décadas. 

Os quatro Chefes de Estado dos países que integram a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos trocaram pontos de vista sobre o reforço das relações políticas, diplomáticas, económicas e culturais. Segundo João Lourenço, este encontro foi bastante frutífero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin