Angola

Angola: Chivukuvuku afastado pela reeleição de João Lourenço

João Lourenço

O coordenador-geral do projeto político PRA-JA Servir Angola, Abel Chivukuvuku, tem sido frequentemente afastado da política nos últimos tempos. Depois de sair da direção da coligação da CASA-CE devido a queixas dos membros, viu o PRA-JA ser chumbado três vezes consecutivas pelo Tribunal Constitucional.

Parece que em 2022, ano das próximas eleições gerais, o político terá a oportunidade de votar num dos candidatos à Presidência da República, menos a de ser eleito. Isto porque uma publicação avançou que circulam nos corredores da secreta orientações para inviabilizar qualquer iniciativa política de Chivukuvuku.

Assim, o visado não será outro cabeça-de-lista para disputar a Presidência angolana com o atual chefe de Estado, João Lourenço. O setor especializado da inteligência, que periodicamente produz estudos sobre o xadrez político, coloca João Lourenço numa posição muito desfavorável quando comparado a Chivukuvuku, segundo uma fonte.

A crise política no MPLA, partido no poder, tem acentuado as divisões internas. Agora, com a crise económica e social no país agravada pela Covid-19, o fracasso do programa de combate à corrupção fragilizou ainda mais a imagem do líder do MPLA.

Existe então uma alegada ordem de manter Chivukuvuku afastado, sobre alegação de estar a receber apoio financeiro da família de José Eduardo dos Santos, antigo Presidente da República. É dito que o interesse consiste em ilibar essa família das acusações da Procuradoria-Geral da República caso o coordenador-geral do PRA-JA chegue à Presidência.

No entanto, Abel Chivukuvuku assegurou, após o recente chumbo do PRA-JA, que tem um plano B para continuar na política. “Na vida há sempre um plano B. As eleições só acontecem em 2022”, disse.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: MPLA nega participação no chumbo do PRA-JA - Jornal O Kwanza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo