Angola: Chivukuvuku assegura presença nas eleições de 2022

A Comissão Instaladora do PRA-JA Servir Angola, dirigida por Abel Chivukuvuku, anunciou que está a ponderar apresentar uma queixa-crime contra pessoa não conhecida. O motivo é a suspeita de adulteração de documentos e dados que apresentaram ao Gabinete dos Partidos Políticos do Tribunal Constitucional.

Esta posição consta de um comunicado final da reunião alargada do ‘Task Force Ad-Hoc’, que analisou na passada quinta-feira, 03 de setembro, o último despacho do Tribunal Constitucional que indeferiu o recurso extraordinário por inconstitucionalidade, interposto àquela instância judicial.

Além da queixa-crime, o projeto político de Chivukuvuku prometeu desenvolver um conjunto de ações políticas e diplomáticas internas e externas. O objetivo é esclarecer o processo desenvolvido no âmbito da sua legalização.

Recorde-se que Chivukuvuku voltou a acusar o MPLA, partido no poder, de estar por detrás da inviabilização do seu projecto político. O político pediu desculpas aos seus membros pela situação, salientando que é a ele que perseguem.

“Sempre foram (MPLA) intolerantes, totalitários, autoritários e pautaram sempre pela exclusão e a História assim prova. Desde a nascença desse partido tudo fizeram até que conseguiram excluir, mandar para o exílio os fundadores, Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade e Gentil Viana, todos foram enviados para o exílio”, criticou.

Foi também referido que o MPLA não descansou “enquanto não conseguiu eliminar fisicamente Jonas Malheiro Savimbi (líder fundador da UNITA). Justificaram que era por causa da guerra, mas também não descansou enquanto não conseguiram eliminar fisicamente Mfulupinga Landu Victor (líder do PDP-ANA). É a natureza, exclusão e perseguição”.

No entanto, o ex-membro da UNITA e também da coligação CASA-CE garantiu que não vai desistir e que todos têm os mesmos direitos, “independentemente das origens”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai realizar uma marcha em Luanda neste sábado, 07 de dezembro, para…
Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…