Angola considera “excelentes” as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com Portugal “são excelentes”. Isto porque a relação bilateral tem sido desenvolvida “na base de um amplo contexto histórico, cultural, político, económico e comercial”

A avaliação foi efetuada a partir do anúncio que o chefe da diplomacia, Tete António, recebeu em Luanda, as “Cartas Figuradas” do novo Embaixador português, Francisco Alegre Duarte

“Sua Excelência Embaixador Francisco Alegre Duarte é diplomata de carreira com vasta experiência em aconselhamento político, comércio e desenvolvimento e questões de segurança”, pode ler-se na nota de imprensa. 

O diplomata português já representou Portugal em Angola de 2009 a 2012, tendo também feito o mesmo em Timor-Leste e Nova Iorque. Foi ainda chefe de missão adjunto na Embaixada de Portugal em Roma, diretor para as Relações Bilaterais Europeias, diretor-geral adjunto para a Política Externa e conselheiro diplomático do atual primeiro-ministro português, António Costa. 

“A densa interligação económica que nos une – e que é estruturante para ambas as partes – resulta da profunda empatia em termos humanos, afetivos, linguísticos e culturais”, declara Francisco Alegre Duarte enquanto Embaixador de Angola, citado no comunicado.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…