Depois da inauguração do novo aeroporto de Luanda, o Presidente João Lourenço comunicou que o Governo está a avaliar a construção de duas novas infraestruturas aeroportuárias nas províncias do Cuando Cubango e do Moxico, no leste do país, e que integram o projeto turístico Okavango/Zambeze.
O chefe de Estado angolano disse que Angola está determinada a apostar no desenvolvimento do turismo na zona do Okavango/Zambeze e está a “ponderar muito seriamente a possibilidade da construção dos aeroportos de Mavinga (Cuando Cubango) e de Cazombo (Moxico)”. “Tudo isso tendo em vista o grande potencial turístico que aquela região do Okavango Zambeze possui nessas duas províncias”, acrescentou João Lourenço.
Os dois aeroportos poderão aumentar o acesso àquela região, que vai ter também duas ligações rodoviárias. “Uma delas já começou, está em curso, a ligação Luau, Marco 25/ Cazombo. A outra ligação rodoviária no Cuando Cubango, será Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo, que está em fase de desminagem”, declarou o Presidente angolano.
Esta inteção de investimento surge após João Lourenço ter anunciado, no passado mês de julho, a realização de um fórum de investidores para aquela região de Angola no projeto Okavango-Zambeze, a maior iniciativa transfronteiriça de África, que liga 36 áreas de conservação de Angola, Zâmbia, Zimbábue, Botswana e Namíbia.