O Governo angolano vai receber uma assessoria húngara na luta contra o terrorismo, imigração ilegal, tráfico de seres humanos e branqueamento de capitais, no âmbito do acordo de cooperação em matéria de ordem e segurança públicas rubricado em Budapeste, capital da Hungria, entre os ministérios do Interior dos dois países.
O acordo, válido por cinco anos e assinado pelo titular da pasta do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e pelo homólogo húngaro, Sandór Pintér, abrange igualmente assistência no combate aos crimes cibernéticos e de alta tecnologia, falsificação e uso ilegal de documentos de identidade e de viagem, entre outras práticas criminais.
No encontro que antecedeu a assinatura do acordo, o representante angolano, acompanhado do embaixador na Hungria, José Filipe, afirmou que a visita surge com o objetivo de reforçar os laços de amizade e consolidar as relações institucionais entre ambos os Estados.
“No âmbito da segurança e ordem pública, reconhecemos que a Hungria dispõe de múltiplas valências e convenientes potencialidades que se ajustam ao interesse do Ministério do Interior angolano”, disse Laborinho, citado num comunicado da instituição, acrescentando que, como tal, se faz necessária esta parceria, considerada “profícua e mutuamente vantajosa”.
Por sua vez, Pintér manifestou o interesse recíproco em continuar a estreitar relações com Angola, dada a experiência do país, que há dois anos foi considerado o 15.º país mais seguro do mundo.
“Espero que, depois de tudo que puderam constatar na Hungria, tenham tido a convicção de que somos os parceiros ideais para essa cooperação estratégica no âmbito da segurança e ordem pública”, sublinhou.