Angola conta com assessoria húngara no combate à imigração ilegal

O Governo angolano vai receber uma assessoria húngara na luta contra o terrorismo, imigração ilegal, tráfico de seres humanos e branqueamento de capitais, no âmbito do acordo de cooperação em matéria de ordem e segurança públicas rubricado em Budapeste, capital da Hungria, entre os ministérios do Interior dos dois países. 

O acordo, válido por cinco anos e assinado pelo titular da pasta do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e pelo homólogo húngaro, Sandór Pintér, abrange igualmente assistência no combate aos crimes cibernéticos e de alta tecnologia, falsificação e uso ilegal de documentos de identidade e de viagem, entre outras práticas criminais. 

No encontro que antecedeu a assinatura do acordo, o representante angolano, acompanhado do embaixador na Hungria, José Filipe, afirmou que a visita surge com o objetivo dreforçar os laços de amizade e consolidar as relações institucionais entre ambos os Estados. 

“No âmbito da segurança e ordem pública, reconhecemos que a Hungria dispõe de múltiplas valências e convenientes potencialidades que se ajustam ao interesse do Ministério do Interior angolano”disse Laborinho, citado num comunicado da instituição, acrescentando que, como tal, se faz necessária esta parceria, considerada “profícua e mutuamente vantajosa”. 

Por sua vez, Pintér manifestou o interesse recíproco em continuar a estreitar relações com Angola, dada a experiência do país, que há dois anos foi considerado o 15.º país mais seguro do mundo. 

“Espero que, depois de tudo que puderam constatar na Hungria, tenham tido a convicção de que somos os parceiros ideais para essa cooperação estratégica no âmbito da segurança e ordem pública”sublinhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

Cabo Verde: Estudantes sofrem com preço da habitação em Portugal

As associações que representam os estudantes cabo-verdianos em Portugal afirmam que a subida do preço de renda das habitações é…
Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

Timor-Leste: Crise alimentar em risco de agravar com El Niño

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alerta que o fenómeno climático El Niño poderá agravar a crise alimentar registada em Timor-Leste,…
Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

Angola: "Trajetória muito positiva" da relação entre Angola e EUA pode levar a cooperação em matéria de defesa

A primeira visita a Angola de um secretário de Defesa norte-americano serviu para estabelecer “um diálogo anual de defesa de…
Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

Oxford Economics prevê diminuição da inflação em Moçambique

A consultora Oxford Economics África partilhou que a inflação em Moçambique deverá registar 6,5% em 2023. Esta percentagem representa um…