O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse em entrevista exclusiva à “DW África” que “só teme a opinião do povo quem tem medo da derrota”. A resposta surgiu à pergunta sobre o que pensava acerca da tentativa do Governo angolano para limitar as atividades dos institutos que fazem as sondagens políticas.
“As sociedades modernas e democráticas não devem temer a opinião dos cidadãos. As sondagens são elementos técnicos que todos utilizam e que demonstram a intenção de voto”, começou por dizer.
“O que acontece em Angola é que o MPLA levou ao Parlamento uma proposta que impede a legalização de empresas que fazem sondagens. Só tem medo da opinião do povo quem não tem garantias de que possa ganhar”, concluiu.
Recorde-se que o dirigente do maior partido da oposição em Angola é considerado atualmente o maior rival do atual Presidente da República e líder do MPLA, João Lourenço, nas eleições gerais previstas para agosto.
Costa Júnior afirmou ainda na entrevista que o MPLA, formação política no poder desde a independência do país, conquistada a 11 de novembro de 1975, não conseguiu criar estabilidade em 46 anos de governação.