O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, ameaçou que vão ser realizadas manifestações se a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) não publicar listas eleitorais dentro dos prazos previstos.
“A CNE sabe que tem que publicar as listas eleitorais em 30 dias. Se não as publicar vamos exigir com disciplina, ordem e sem violência, o cumprimento da Constituição e da Lei”, avisou, citado pela “VOA”.
As declarações foram feitas em Luanda, na altura em que o dirigente conversava com jovens da UNITA e membros de associações profissionais. Costa Júnior acusou a CNE de estarem a aliciar delegados de mesa para não entregarem as actas sínteses dos votos, “fazendo-as desaparecer depois da contagem e substituírem as urnas”.
Disse também que estava inconformado com a prisão de membros do seu partido um pouco pelo país, sendo um deles pré-candidato a deputado, a quem foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR) .
“Fica-nos mal manter jovens políticos nas cadeias. Não fica bem. Apelo às instituições que mandem para casa os jovens políticos”, pediu.