O político, jornalista, professor e escritor Raúl Danda morreu neste sábado, 08 de maio, aos 64 anos. De acordo com os familiares, a causa da morte terá sido um AVC hemorrágico.
A notícia apanhou de surpresa a UNITA, maior partido da oposição em Angola e do qual Danda fazia parte. “Estamos em choque. Apanhou-nos de surpresa”, declarou o deputado Manuel Nelito Ekuikui.
Licenciado em Gestão de Empresas e Ciências Económicas pela Universidade Lusíada de Angola, Raúl Danda exerceu diversos cargos de relevo na UNITA, entre os quais o de chefe da bancada parlamentar e também e vice-presidente da formação política.
Em reação ao sucedido, o líder do partido, Adalberto Costa Júnior, afirmou que “Danda elevou a figura do deputado com brilhantes intervenções que a todos orgulhou e defendeu”.
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia sobre o falecimento de um ilustre companheiro, deputado à Assembleia Nacional e primeiro-ministro do Governo Sombra da UNITA, Doutor Raúl Manuel Danda, ocorrido este sábado, 08 de maio de 2021, na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda”, partilhou.
O dirigente destacou o percurso profissional do malogrado, tendo lembrado que, até à sua morte, Danda era membro do Comité Permanente da Comissão Política da organização política. “Por tão dolorosa perda, exprimo em nome dos membros do partido e no meu próprio, os mais sentidos pêsames à família enlutada, ao Grupo Parlamentar da UNITA e à Assembleia Nacional”, finalizou.