O líder da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior, formalizou nesta quarta-feira, 10 de novembro, em Luanda, a sua candidatura à presidência do partido. A informação foi avançada pela “Angop”.
O acto de formalização foi entregue à Comissão de Mandatos pela mandatária da campanha Navita Ngola. O candidato esteve presente nessa ocasião, tendo salientado que a candidatura formal representa uma integral disponibilidade de servir a sua formação política e também o país.
É necessário aguardar pela validação dos documentos entregues para poder dar início à campanha eleitoral. O XIII Congresso Ordinário da UNITA está marcado para decorrer entre 02 e 04 de dezembro.
Recorde-se que Costa Júnior era presidente da UNITA antes de o Tribunal Constitucional de Angola ter decidido anular, no passado mês de outubro, o XIII Congresso da UNITA, realizado em 2019. Uma vez que foi nesse conclave que ocorreu a nomeação do político em questão, também a mesma acabou por ser anulada.
É Isaías Samakuva quem se encontra no cargo de dirigente desta organização política desde a decisão do Tribunal Constitucional, uma vez que era antecessor direto de Costa Júnior.